Minha coluna travou! E agora?

A coluna “travada” é o sinal de que a dor nas costas pode estar em uma fase aguda e intensa, tão forte a ponto de o paciente não conseguir se movimentar, sendo que os casos mais comuns estão associados a quadros nos quais o paciente, ao fazer força, acaba dobrando o tronco para frente, “travando” a coluna.

Todas as pessoas em algum momento da vida vão sentir dor na coluna. Em alguns casos ela pode ser tão grande a ponto de fazer a coluna travar, ou seja, não sair do lugar ou ser incapaz de voltar ao normal. Para entender a importância do assunto, segundo a

Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial vai sofrer com esse mal em algum momento da vida.

A coluna “travar” nada mais é do que um mecanismo de defesa do próprio corpo: isso acontece para que a área lesionada possa se manter estabilizada, evitando que a lesão seja ainda maior. O sintoma de dor costuma acontecer por um pinçamento no nervo.

Ao sentir que a coluna está “travada”, o primeiro passo é tentar manter o controle, já que com o tempo ela voltará ao normal. A recomendação é repousar, fazer compressas quentes na área lesionada e não se automedicar. Assim que houver a possibilidade, vá a um médico ortopedista especialista em coluna.

Diversas causas estão relacionadas ao desenvolvimento de dor nas costas incapacitante, como esforço excessivo, stress, postura incorreta, tabagismo e obesidade. Mas vale dizer que o travamento da coluna é uma reação do próprio sistema nervoso. Uma inflamação na região lombar, por exemplo, pode pressionar um nervo e causar dor a ponto de ser incapacitante, por exemplo.

Muito embora outros fatores possam estar ligados, como o desgaste adquirido com a idade, ter hérnia de disco, ou até uma distensão muscular.

O médico irá realizar exame físico, perguntar sobre a rotina, e solicitar exames de imagem caso necessário. O tratamento envolve medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, repouso e compressas quentes na região da coluna. Sessões de fisioterapia também podem ser solicitadas após a fase aguda da coluna “travada”.

A melhor maneira de prevenir a coluna de “travar”, é mantendo uma postura adequada e fortalecendo a região com exercícios e alongamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Confira outros artigos do blog

Veja também os Nossos Serviços